O Projeto VOR – Vivendo O Rugby

O poder transformador do esporte nunca foi novidade para os Touros. Desde os primeiros encontros, todos sabiam que algo muito importante estava traçado nos seus destinos. O que parecia ser um sonho, que era levar o rugby e seus valores – integridade, respeito, solidariedade, paixão e disciplina – até cada vez mais crianças, aos poucos foi tomando forma. Com muito esforço, fé e trabalho voluntário, foi iniciado, em 2007, o projeto VOR – Vivendo O Rugby.
No seu primeiro ano de funcionamento atendeu a Escola Paulo Leminski com o patrocínio de um hospital suíço: Clinique Des Grangettes. O objetivo principal já era a educação pelo esporte, que logo foi percebido como poderosa ferramenta de inclusão, colaborando com a formação de indivíduos e cidadãos.
A partir de 2012 o Projeto VOR passou a funcionar pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio da qual conta com importantes patrocinadores, tais como CCR RodoNorte, Volvo e Grupo Arauco.
Atualmente o VOR atende diretamente quase 600 crianças de escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana em contraturno escolar. Se contarmos com as crianças atendidas indiretamente – por meio dos professores que recebem capacitação pelo projeto – chegamos a cerca de 3 mil crianças atendidas anualmente.

Metodologia Própria

Desenvolvemos uma metodologia segmentada onde o ensino foi dividido em 3 níveis de aprendizado, o R1 (ambientação), o R2 (desenvolvimento) e o R3 (aperfeiçoamento), cada nível tem seu grau de dificuldade específico e possui planejamento e avaliação condizentes com o estágio em que cada criança se encontra. Isto possibilita um aprendizado gradativo onde a criança consegue acompanhar e melhorar sua autoconfiança e autoestima.
Nossa avaliação é dividida em COTIDIANA (dia a dia, através de observação informal) e AGENDADA (trimestral), onde a criança recebe o parecer de seu desenvolvimento e toma conhecimento de onde está evoluindo e onde ainda falta evoluir. Nas avaliações não constam somente itens técnicos mais também itens como: disciplina, pontualidade, companheirismo e comprometimento. Também fazemos reuniões pedagógicas semanais entre os monitores e coordenação pedagógica para avaliar o planejamento e a aplicação dos conteúdos.

Equipe Capacitada

Todos os monitores do VOR são profissionais ou estudantes de Educação Física oriundos das equipes do Curitiba Rugby que recebem capacitação específica para poder atuar no projeto.

Os Festivais Interescolares de Rugby

As crianças são ensinadas e forma lúdica e sem objetivo de competição, porém ao longo do ano realizamos festivais de rugby entre as escolas participantes, onde elas podem mostrar o que aprendem durante as aulas, e interagir com alunos de outras escolas. O produto disto é muito satisfatório, elas adoram praticar o esporte e se sentem vitoriosas com as medalhas, pois todas ganham medalhas. E é a chance de familiares, professores e membros da comunidade acompanharem sua evolução.

O Prêmio Spirit Of Rugby

Em 2014 o Projeto VOR – Vivendo O Rugby foi vencedor do Spirit Of Rugby Award como melhor projeto social esportivo do mundo pela IRB – International Rugby Board. Este foi o primeiro e único prêmio conferido ao Brasil pela confederação internacional do esporte até hoje.

O O Projeto RPS – Rugby Para Sempre

Logo nos primeiros anos de funcionamento do Projeto VOR – Vivendo O Rugby, diversos alunos das escolas conveniadas já revelaram talento, habilidade e paixão pelo esporte.

Para que tivessem a chance de vir a integrar as equipes de base do Curitiba Rugby, foi criado o Projeto RPS – Rugby Para Sempre, que fornece subsídios, tais como equipe técnica, uniformes e passagens de ônibus para os treinos e competições. O RPS funciona como uma extensão do VOR, parte do ciclo de sustentabilidade dentro do esporte, idealizado pelo Curitiba Rugby.

Atletas na Universidade

Para completar o ciclo de sustentabilidade no esporte, o Curitiba Rugby oferece 20 bolsas de estudo na universidade, por meio de uma parceria com a Uniandrade, para que seus atletas possam desenvolver uma vida profissional como cidadãos além do esporte.

Bicampeões Brasileiros

Dezenas de atletas oriundos dos projetos sociais do Curitiba Rugby hoje fazem parte das equipes que venceram os mais importantes campeonatos nacionais do esporte nos últimos anos.

Atletas pelo Mundo

Diversos atletas do Curitiba Rugby oriundos dos seus projetos já viajaram e viajam pelo mundo defendendo as seleções brasileiras masculina, feminina e juvenil.

QuadTouros

O Projeto QuadTouros Kids está preparado para atender crianças e adolescentes de ambos os sexos com idades entre 6 e 18 anos que tenham deficiência neuromotora moderada ou severa, congênita ou adquirida, preferencialmente da rede pública de ensino de Curitiba e Região Metropolitana.

Seu objetivo é promover a inclusão e a sociabilização de crianças e adolescentes com deficiência melhorando seus níveis de aptidão física, saúde e qualidade de vida por meio da prática de um esporte extremamente emocionante, o QuadRugby.

 

TRANSFORMAR PELO ESPORTE

Faça parte de um movimento transformador onde esporte e educação andam juntos para construir um mundo mais humano, solidário e justo. Nossos projetos formam não apenas atletas, mas jovens profissionalmente capazes de alcançar seus objetivos como cidadãos.

Pessoas jurídicas podem participar por meio de patrocínio direto, doação, ou renúncia fiscal. E pessoas físicas podem fazer doações ou oferecer trabalho voluntário. Vamos fazer isso juntos? Escolha um dos botões abaixo ou fale conosco.